por Sansão Coelho
Até ao próximo dia 1 (domingo) está aberta a BTL 2015, Feira Internacional de Turismo, no Parque das Nações, em Lisboa. Começou no passado dia 25. Os dias podem ser poucos, mas são os suficientes para mostrar aos cerca de setenta mil visitantes esperados que Portugal está turisticamente mais apetecível. E estamos a crescer nesta área. O Turismo Centro de Portugal voltou a fazer o seu melhor e está em grande nesta edição. Desejo dar um abraço enorme ao Dr. Pedro Machado para o distribuir por todos aqueles que durante estes dias dão o melhor de si para venderem, o melhor possível, esta zona excelente e multifacetada que é o território da nossa Zona Centro.
Dizia-me há dias o nosso Rijo Madeira “Pai” numa conversa de planeamento do COIMBRA CANAL:
“Sansão, o turismo da nossa Região está imparável e a ter cada vez mais procura, temos de estar atentos…”.
A minha anuência foi total e o que me espanta é não haver mais investimento por parte dos nossos empresários porque o Centro está com muita força e muita procura.
Agora, num pulo, vamos à Pampilhosa da Serra quando há poucos anos ir aquela zona implicava uma preparação quase maior do que ir …sei lá aonde?!!! (que me desculpem os pampilhosenses, mas aquelas não sei quantas curvas e contracurvas na estrada antiga não deixavam aguentar o repasto cá dentro à maioria das pessoas). Agora? Agora é uma estrada fantástica com um piso quase sedoso que nos leva em pouco tempo e em velocidade moderada a uma paisagem deslumbrante e a um concelho que conseguiu virar-se do avesso e deixou aquele aspeto fora de moda para se evidenciar moderno, acolhedor e com muito para oferecer. Esta noite, por exemplo, há teatro no auditório municipal da Pampilhosa da Serra. Há cultura. Há desporto. Há convívios.
Desculpem-me uma vez mais: ainda sou do tempo de ter subido as escadas do município e enfiei um pé pelo buraco dessas escadas então em madeira presumo que carunchosa; e de assistir, a prestarem assistência, a pessoas que vinham em padiola por “carreiros” porque os automóveis não iam a certos locais. Hoje… Felizmente… Pampilhosa da Serra está linda, fascinante, moderna, airosa e tem um hotel o qual ainda não visitei, mas dizem-me ser espantoso com spa, piscinas, uma gastronomia ótima, o Villa Pampilhosa Hotel do qual só oiço elogios.
Que mudanças! A antiga terra de cesteiros continua a sê-lo com honra, mas teve o condão de ser um concelho que progrediu com o esforço das suas gentes e com apoios comunitários e impulso turístico e até é cosmopolita; continua com o seu artesanato singular das toalhas e colchas de linho, mas também com peças decorativas trabalhadas em madeira e torga. Uma das facetas que aprecio no cantor Tony Carreira é pegar na sua popularidade e, com uma humildade virtuosa, preparara-se para estar, amanhã, sábado, no stand do município da sua terra, a Pampilhosa, na BTL em Lisboa, a “vendê-la”. Fica-lhe bem. Precisamos destes gestos de portugalidade…e marketing. Merece aplausos este cantor internacional e natural do alto distrito de Coimbra, deste concelho da Pampilhosa.
Mas descendo a sul encontramos, por exemplo, Oleiros, que está linda, linda, linda. E também inaugurou uma unidade hoteleira moderna e de muita qualidade que encanta os olhos. Ali, quase junto à ponte, fica o Hotel Santa Margarida com uma arquitectura contemporânea que se insere, muito bem, naquela luxuriante paisagem. Depois de percorrer algumas aldeias de Xisto entrar neste hotel é…ouro sobre azul…ou como agora é moda dizer: “é a cereja no topo do bolo”.
A Região Centro está numa forma turística que se aplaude. Boa promoção. Interatividade. Propostas que vão do turismo termal ao cultural ao religioso… Fico por aqui porque o Turismo do Centro é um mundo multifacetado e de excelência.
Uma pergunta irónica: Já está a funcionar, para voos civis, o Aeroporto de Monte Real?Quando se cresce, turisticamente, uma pequena ajuda como esta dava jeito para crescer ainda mais…para mais altos voos, estão de acordo? Conheçam o que é nosso. Nós cá estamos para dar umas dicas se precisarem…
Interatividade: sansaocoelho@coimbracanal.com