Sansão Coelho em 23 fevereiro 2015
__________________________________
METRO-MONDEGO, AUTOESTRADA VISEU/COIMBRA E RENOVAÇÃO DA ESTAÇÃO VELHA
Há alguns meses o atual Presidente do Município de Coimbra equacionou aspetos relativos a PRIORIDADES ao nível dos TRANSPORTES, RODOVIAS E FERROVIAS da Região. MANUEL MACHADO foi claro a exigir premência para a conclusão do RAMAL DA LOUSÃ/METRO MONDEGO (a servir também o Hospital da Universidade); a ligação em autoestrada entre COIMBRA e VISEU; e a reformulação urgente da ESTAÇÃO VELHA, de Coimbra, a arcaica estação de Coimbra-B. Penso haver unanimidade na classe política de Coimbra em relação a estas três obras prioritárias sendo que a autoestrada Viseu/Coimbra implica, ainda, uma intervenção reivindicativa dos municípios abrangidos por este eixo. São três obras fundamentais que estão demoradas quais Obras de Santa Engrácia embora as primeiras obras na Estação Velha, designadamente, Estacionamento e Espaços para Táxis, estejam à porta.
O METRO MONDEGO entrou já no anedotário português: como é possível terem retirado a circulação na Linha Ferroviária da Lousã causando prejuízos incontáveis e que os autocarros de hipotética substituição não resolvem? E a seguir, como todos sabem, começaram as obras do METRO MONDEGO e o que já se investiu é muito e foi o necessário para que as obras não tivessem (NUNCA) parado ou que no mínimo sejam retomadas com urgência. Porque não fizeram o mesmo na Linha de Sintra e na Linha de Cascais ou com Linhas do Porto que agora até vai ter ligação privilegiada a Vigo? Porque Lisboa e Porto e suas áreas metropolitanas é que são, certamente, importantes. Coimbra, com um número de habitantes quase IGUAL ao das cidades do Porto ou de Gaia, fica cada vez mais de fora das grandes decisões CENTRALIZADAS.
Há algo que os últimos governos não têm compreendido, em concreto a importância estratégica e geopolítica de Coimbra. Talvez fosse boa ideia fazer um referendo a perguntar ao povo português se Coimbra deve ou não voltar a ser a capital?
Aqui têm estado a “cabeça e o coração de Portugal”. O “COIMBRA CANAL” será permanente tribuna na defesa dos interesses de Coimbra e da Região Centro sem bairrismos balofos, mas com exigências sérias e refletidas. UMA GRANDE COIMBRA e um GRANDE CENTRO são fundamentais para o desenvolvimento progressivo e harmonioso do nosso país.
E, uma pequena nota de rodapé, com duas perguntas: E o Ramal Ferroviário PAMPILHOSA/FIGUEIRA, como é? Quando reabre? E quando é que o Aeroporto de MONTE REAL é colocado ao serviço do público em geral e não apenas utilizado para fins militares?
PODEM NÃO QUERER DAR NADA À REGIÃO CENTRO…MAS NÃO NOS QUEIRAM FECHAR TUDO!
Vejam, por favor, esta notícia da RTP em 5 de dezembro passado e que recortamos, com a devida vénia, para trazer a este Recanto de hoje para que tirem as vossas ilações: “Bruxelas aprova projeto de modernização da linha ferroviária Porto-Vigo (05 Dez, 2014, 13:54 / atualizado em 05 Dez, 2014, 14:20 horas)
A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira um projeto de modernização da linha ferroviária entre Porto e Vigo, no valor de 35 milhões de euros. O projeto, a que
Bruxelas acaba de dar luz verde, inclui uma nova ligação à Trofa e uma nova estação na cidade. A modernização da linha de comboio que liga o Porto à Galiza é financiada com verbas do Fundo de Coesão”.
Quem se recorda da letra daquela balada do Zeca Afonso dedicada aos Vampiros?
Quem é que nos envia essa letra, por favor?!
Interatividade: sansaocoelho@coimbracanal.com