O Tratado de Versalhes, assinado em Paris, a 28 de junho de 1919, consagrou um novo quadro político internacional, decorrente da vitória dos Aliados e da derrota das Potências Centrais. Esta paz, que hoje se sabe «artificial», consumou para sempre o desaparecimento da Europa da Belle Époque.
Entretanto, na outra margem do Atlântico, os Estados Unidos iniciavam um período de grande crescimento económico, que reafirmaria a sua hegemonia no setor industrial. Contudo, a prosperidade generalizada dos Roaring Twenties em breve chegaria ao fim. O colapso da bolsa de Nova Iorque arrastou a economia mundial para a Grande Depressão, cujos efeitos se prolongaram, na maior parte dos países, até ao princípio dos anos 40. Em paralelo, a ascensão de regimes autoritários, com desejos revanchistas, e o acumular de múltiplas tensões económico-sociais e políticas transmutaram o ambiente de pós-guerra num pré-guerra. Em boa verdade, volvidos 80 anos da Crise de 1929, uma nova crise afetou o mundo.
Partindo desta conjuntura, o CEIS20 irá promover um colóquio internacional dedicado à análise e ao debate das transformações políticas, económicas, sociais e culturais ocorridas em Portugal, na Europa e no Mundo no período entre guerras, no dia 19 de novembro de 2019, no Anfiteatro III , 4º piso, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.