O festival Caminhos do Cinema Português afirmou-se, nas últimas edições, como o evento de referência do panorama português, sendo o único festival dedicado, na sua competição, ao cinema português em várias vertentes, desde os projectos finais de escola de cinema, passando pela animação, documentário, curta-metragem até à longa-metragem. Desde 1988 tivemos o privilégio, enquanto organização de ver e (con)viver com o melhor da produção nacional portuguesa ao longo das últimas XXIV edições, mas igualmente de acompanhar a evolução de toda a indústria cinematográfica portuguesa. Abrimos o evento aos Juniores, aos Seniores, às Escolas de Cinema, às editoras e livreiros, a toda a produção portuguesa transformando-o na verdadeira montra do cinema nacional em Portugal. Uma montra, que tem apostado em aproximar os criadores dos seus públicos, apostando na interacção em todos os níveis.
Constrangimento de ordem financeira inviabilizaram a realização da XX edição em 2013, mas dos piores e melhores momentos, fizemos registo, e com essa vontade chegamos continuamos.
Na XXII edição o festival afirmou-se também em Leiria com a Seleção Ensaios. Querendo facilitar o acesso a toda população e representar um novo caminho do cinema académico (tanto nacional como internacional), para além disso, o festival afirmou-se a um nível supralocal, permitindo uma afirmação regional do cinema português na zona centro. Tivemos como salas de acolhimento os grandes espaços existentes na cidade de Leiria, como o Teatro Miguel Franco, Teatro José Lúcio da Silva, e ainda o Museu da Imagem em Movimento.
Chegamos em 2018 à XXIV edição, com esperança, de que o presente momento que vivemos, seja de esperança, que marque a pluralidade cultural na cidade de Coimbra, mas que a mesma seja também o inicio da construção de pontes com outras cidades da região centro.