Chegam até nós a todo momento dados, relatos e evidências de um mundo intoxicado. Não é por acaso que toxic é a palavra do ano 2018 escolhida pelo Oxford Dictionaries.
A toxicidade está presente em vários graus e em muitas dimensões das nossas vidas: afeta o planeta que habitamos, as construções sociais em que nos movimentamos, as relações que estabelecemos. Como antídoto, propomos um dia de conversas para desintoxicar em três atos.
-
Centrar
-
Consertar
-
Concentrar
O programa do Fé e Cultura procura ajudar a focar no essencial, conhecer exemplos práticos de como descomplicar, promover a dimensão espiritual da vida e ir ao encontro da nossa verdadeira identidade para guardar no coração o que for, de facto, preci(o)so.
Este é o 28º encontro “Fé e Cultura”, cuja primeira edição remonta ao ano de 1981. Organizados pelo CUMN, estes encontros procuram pôr em diálogo a fé cristã com os temas que moldam o ambiente cultural em que vivemos. É um exercício incontornável para os cristãos, e está inspirado pela dinâmica da Incarnação: a Palavra eterna de Deus que se fez carne no tempo e no espaço dos homens, através de Jesus Cristo. Ele é “Deus-connosco”, o Deus que vem ao encontro da humanidade. Por isso, o diálogo entre a fé e a cultura é um desejo da Igreja, reiterado pelos vários Papas, e por eles dado como missão à Companhia de Jesus. Esta missão foi acolhida pelos Centros Universitários dos Jesuítas em Portugal levando a cabo encontros congéneres noutras cidades: Fé e Justiça (Lisboa – CUPAV), Fé e Ética (Porto – CREU), Fé e Arte (Braga – CAB).
O encontro “Fé e Cultura” destina-se a um público vasto – crente, não crente e em busca – que com abertura de coração deseje entrar em diálogo com os contributos dos vários convidados. Procurámos trazer a Coimbra nomes reconhecidos por todos, mas também pessoas que têm experiências merecedoras de ser mais conhecidas.
Dia 23 de março no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
https://www.feecultura.pt/?fbclid=IwAR0n-hSl7yq8f68vRnOz2-DprQmr1-HjamiNxPrMozY7C5u26emoOAlz9KQ
APOIO: Coimbra Canal