6 de Maio – Sexta Feira
AGIR
Agir, é um músico, produtor e compositor com uma paixão de longa data pela música tendo começado o seu trabalho com apenas 12 anos. Hoje com 28 anos é um dos músicos com grande relevo a nível nacional. “Leva-me a sério” é o seu álbum mais recente tendo sido escrito e produzido pelo próprio o que mostra o enorme talento que o carateriza. Aos 20 anos gravou o seu primeiro álbum “Agir” seguindo-se o EP “Alma Gêmea” (2013) e a mixtape #agiriscoming. em 2014.
C4 PEDRO
Pedro Henriques Lisboa Santos, mais conhecido na indústria musical por C4 PEDRO, é um cantor, compositor e produtor nascido em Luanda, que tem entusiasmado multidões com o seu dom apaixonante e beats contagiantes, combinando as suas raízes angolanas com toques francófonos e americanos adquiridos ao longo dos anos em que viveu na Bélgica. Apesar de ter lançado o seu primeiro álbum em 2009, foi em 2011 com o lançamento do álbum “Calor e Frio” que alcançou a luz da ribalta, o tema “Bo Tem Mel” deste preciso álbum, que foi produzido por si e cantado e escrito por Nélson Freitas, catapultou definitivamente a carreira do artista. No ano de 2013 nasce o projecto B4 (C4 PEDRO e BIG NELO), que toma de assalto a indústria musical com o êxito “É Melhor Não Duvidar”. O vídeo do tema atingiu cerca de 25 milhões de visualizações no YouTube e, desde então, a dupla percorreu vários países em digressão até ao fim do projecto, em Setembro de 2015, não antes sem esgotar o Campo Pequeno em Lisboa (Maio 2014) e encher o Coliseu dos Recreios (Outubro 2014).
THE FUCKING BASTARDS
“The Fucking Bastards” é um projecto criado por três amigos naturais do Porto. Conheceram-se em 2008 por motivos profissionais e desde aí que a mera relação se tornou numa grande amizade tornando estes três jovens inseparáveis. Iniciaram o seu trabalho como Relações Públicas nos espaços noturnos do norte em 2009 e, pouco tempo depois, sentiram a necessidade de criar um projecto inovador. O projecto de Djing, criado em 2011, surgiu na vontade de transmitir um pouco da alegria e energia que estes sentiam para os outros e, de alguma forma, deixar a sua marca, na vida de quem os vê e ouve. Marcados pela irreverência e ritmos quentes, é impossível ficar indiferente à sua alegria contagiante. Mantendo como principais qualidades a simpatia
e boa-disposição, cativam multidões de norte a sul, aliando a sua imagem à escolha musical atual e a uma atitude única. Em paralelo com o trabalho no “mundo” da noite mantém também uma carreira no mundo da moda estando agenciados por algumas das melhores agências a nível nacional e internacional. Pedro Ribeiro (Glam), Ricardo Azevedo (Best Models) e Ricardo Valgode (Best Models).
7 de Maio – Sábado
LINDA MARTINI
No princípio existiu a urgência punk e o espírito “faz tu mesmo”. Em 2003, celebraram as cinzas e na sombra da cidade, por entre viagens suburbanas, reclamaram os Linda Martini. Trouxeram três guitarras, baixo, bateria, voz, samples, melódica, harmónica e o que mais ditou a ocasião. Única premissa na casa de partida: suar e cantar em português. A primeira maqueta foi gravada algures entre 2004 e 2005. Em 2006, lançam o auto-intitulado EP, com os temas que lançaram na maqueta-promo
que disponibilizaram gratuitamente no seu site.
EDITORS
Os Editors, são uma banda britânica, de indie rock/post-punk e tem como membros da banda Tom Smith, Russ Leetch e Ed Lay. Chris Urbanowicz, um dos membros originais da banda, saiu em 2012, entrando para o seu lugar Justin Lockey e Elliott Williams, que se mantêm até a atualidade. Atualmente em tournée, com o seu mais recente trabalho, esta banda britânica ocupou largas vezes o top de vendas, sobretudo no Reino Unido e na Bélgica. Tem como singles musicas como Blood, Munich, Smokers Outside the Hospital Doors, No Sound But the Wind, e do último álbum Marching Orders e Life Is a Fear.
8 de Maio – Domingo
QUIM BARREIROS
Joaquim de Magalhães Fernandes Barreiros nasceu em Vila Praia de Âncora, 19 de Junho de 1947, mais conhecido por Quim Barreiros, é um cantor popular português que toca acordeão, conhecido pelas suas letras com trocadilhos cómicos. O seu primeiro disco foi lançado em 1971, juntamente com o famoso guitarrista Jorge Fontes, quando apenas tocava acordeão e folclore minhoto. A sua fama estendeu-se pelo mundo da lusofonia, tendo atuado em praticamente todos os países onde existem comunidades de portugueses – Canadá, E.U.A., Venezuela, Brasil, África do Sul, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Suíça, entre outros.
Quim Barreiros é presença assídua nas noites do parque da Queima das Fitas de Coimbra há vários anos, juntando milhares de estudantes a cantar a uma só voz a seguir ao cortejo. Mestre da Culinária, A Garagem da Vizinha, Pito Mau, a Cabritinha.
HI-FI
“Hi-Fi” é o nome do novo projecto musical sedeado na cidade de Viseu. É um projecto que congrega cerca de doze anos de experiência de todo o seu corpo de músicos, bailarinos e toda a equipa técnica que profissionalmente constitui esta equipa. Foi no ano de 2006 que dois amigos (Carlos Jorge Lopes e Virgílio Carvalho) decidiram avançar para a constituição e concretização de um sonho que, neste momento, se concretiza neste projecto. Desde então partiram para a execução de tal arrojado objectivo.
MIGUEL AZEVEDO
Miguel Azevedo, cantor multifacetado português, desde cedo começou a vingar no mundo da música. Com apenas 10 anos, começou a cantar em pequenos bailaricos. Teclista e vocalista, Miguel Azevedo adota vários estilos no seu reportório. Canta desde música atual, até à música brasileira, não esquecendo os sons africanos e até mesmo disco ou jazz. Ao longo da sua carreira, com mais de 13 anos, já atuou em várias festas e semanas académicas.
9 de Maio – Segunda Feira
DEALEMA
Sendo um dos mais antigos grupos de Hip-Hop português, com origem na década de 90, os Dealema, são o resultado da fusão de dois projectos, “Factor X” (Mundo Segundo e DJ Guze) e “Fullashit” (Fuse e Expeão), sendo o 5o elemento o artista Maze. Mantendo a mesma formação há 18 anos consecutivos, a banda que consolidou o eixo Porto/Gaia como nação do Hip-Hop em Portugal, conta com 4 álbuns e 2 EP’s editados, tendo sido o seu primeiro EP, “O Expresso do Submundo”, lançado em 1996, e o mais
recente trabalho “Alvorada da Alma” que conta com a participação de artistas como Ace, NBC, e Manel Cruz, em 2013. Os 5 elementos da banda contam ainda com várias participações a solo em projectos musicais diversos. Músicas como “Sala 101”, “Escola dos 90”, “Bom Dia”, “Nada Dura Para Sempre” e “Ás de Espadas” marcam o cariz feroz mas lúcido que distingue este grupo português de Vila Nova de Gaia.
VALETE
Keidje Torres Lima, mais conhecido no mundo do Hip-Hop por Valete, é um notório rapper português que inciou a sua actividade musical no ano de 1997. Caracterizado pelo seu forte cariz politizado, é com apenas 16 anos de idade que Valete forma o grupo Canal 115 e participa na criação da editora Horizontal Record. Tendo dois álbuns editados e mais de 11.000 cópias vendidas, o rapper conta ainda com inúmeras participações e diversas mixtapes editadas. Temas como “Roleta Russa” e “Anti-Herói” do seu segundo álbum, Serviço Público, são reconhecidos exemplos do seu trabalho dentro do género musical que fazem deste artista um dos maiores nomes da geração Hip-Hop nacional.
10 de Maio – Terça Feira
D.A.M.A
Amplamente conhecidos e com presenças assíduas em diversos festivais e com inúmeros concertos, os D.A.M.A. assumem-se como uma das bandas com maior sucesso atualmente no panorama musical português.
D.A.M.A., sigla para a expressão “Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo” começou por ser um projeto de pop/rap, evoluindo para o projeto que hoje podemos disfrutar. A banda, composta por Francisco M. Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, oriundos de Lisboa destaca-se pelas suas músicas contagiantes, empatia com o público e energia nas atuações (como se viu na edição da Queima das Fitas Coimbra 2015, em que atuaram).
GABRIEL O PENSADOR
Gabriel o Pensador (1974) é um cantor, compositor e escritor brasileiro, um dos mais
importantes nomes do rapper nacional. Em 1992, quando era estudante de
Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, surgiu com a
música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, em que o personagem central era Fernando
Collor de Mello, que havia renunciado ao cargo diante de um processo de
impeachment.
Gabriel já recebeu diversos prêmios, entre eles, o MTV Video Music Brasil, o Trofeu
Imprensa e o Multishow da Música Brasileira. Gabriel o Pensador lançou os livros:
“Diário Noturno” (autobiográfico) (2001), Um Garoto Chamado Roberto (2005), que
ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte, e “Meu Pequeno
Rubro-Negro” (2008). Gabriel o Pensador é também ativista social do projeto
“Pensador Futebol”, que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e
no projeto “Pensando Junto”, que atende às crianças carentes da Rocinha.
11 de Maio – Quarta Feira
NIGHT BY ‘’DJ RIDE’’
DJ RIDE
“O Padrinho da Queima das Fitas está de volta” Com 10 anos atrás dos decks e seis
títulos de Campeão no seu currículo, além de um título de campeão mundial em 2011
como Beatbombers (com Stereossauro), inovador no scratch, DJ, designer e produtor
de som, DJ Ride é uma parte inerente da cena musical e uma referência na música
urbana. Com quase 100 espetáculos por ano, de Lisboa a Londres, da Sérvia à Polónia,
de dubstep ao hip hop, em clubes ou festivais de verão com grandes multidões,
abrindo para nomes como Q-bert, Flying Lotus, Dam-Funk, A-Trak, Gaslamp assassino,
Steve Aoki, Moderate e sendo reservado como turntablist para muitas bandas de
outras origens musicais, DJ Ride chamou a atenção dos media de imprensa, TV,
programas de rádio e web. DJ Ride é sinónimo de qualidade, talento e inovação.
JIMMY P
Após um percurso de aproximadamente 10 anos como artista independente, Jimmy P.,
também conhecido por Supremo G, assume-se como uma referência incontornável no
panorama do Rap Português, tornando-se dos artistas mais respeitados e mais
ouvidos. Dotado de um lirismo profundo, e duma musicalidade eclética e
inconfundível, a diversidade do seu Rap é deveras notória proporcionando ao ouvinte
uma variedade temática que relecte não só a sua vivência consciente, mas também a
apetência para a reflexão e diversão que se faz presente em alguns temas de tom mais
descontraído e festivo. Em 2005, O lançamento do álbum Ombutu “A semente” do seu
grupo Crewcial , do qual é parte integrante, recebe inúmeras críticas positivas da
imprensa e uma aceitação muito positiva por parte do público.
REGULA
Tiago Lopes, mais conhecido por Regula, é um rapper bem conhecido dos portugueses.
Natural de Olivais, Lisboa, iniciou a sua carreira profissional em 2002 com 1a jornada.
Depois dos seus primeiros dois álbuns 1a Jornada e Tira Teimas, Regula posicionou-se
rapidamente com um dos MC’s portugueses mais aclamados na comunidade Hip-Hop.
Hoje é conhecido como um dos maiores precursores da Nova-Escola do rap nacional.
Regula consagrou-se no panorama nacional através da sua escrita peculiar e através da
sua exploração intensiva das várias técnicas de rima, preocupando-se em embelezar os
seus textos com complexas construções rimáticas, seja rimando as sílabas tónicas de
cada palavra, seja rimando várias palavras em cada verso. Tem na sua história
participações em várias mix-tapes, compilações e também colaborações estreitas com
outras figuras singulares do Hip-Hop português como Sam The Kid, Cool Hipnoise,
Chullage, NBC, SP&Wilson, Sir Scratch, Xeg, DJ CruzFader, DJ Bomberjack etc. Desde
2002 tem rodado o país inteiro em concertos, alguns deles memoráveis como o Hip-
Hop Tuga All Stars.
MGDRV
MGDRV é a banda formada por Apache, Skillaz (Macacos do Chinês) e Yo Clichê
(Sagespectro). Num momento em que a música electrónica extende os seus tentáculos
a todos os espectros musicais, a sua ligação ao hip-hop e a mundos como o do trap é
cada vez mais forte.! ! Depois do lançamento do vídeo poderoso para “Cascavél” e do
banger “Salta só”, chegou a altura dos MGDRV mostrarem o poder e a viagem que é o
seu live show.
12 de Maio – Quinta Feira
OLGA RYAZANOVA
Olga Ryazanova, mais conhecida por DJ Sexation, nasceu na Polónia, mas tem
naturalidade russa, de Moscovo, tendo 26 anos. Atualmente reside em Portugal, perto
do Porto.
Mulher de vários ofícios, Olga também é modelo, pese embora que prefere a sua
carreira musical. É atualmente a número 17 do Top 100 da Djanemag, a pool das Dj’s
femininas.
JAY HARDWAY
Jay Hardway (27 de abril de 1991), natural de Drunen, Holanda, começou a produzir
música com a precoce idade de 14 anos. Aos 18, e depois de até aí dar pequenos
concertos em alguns pubs, passa para as grandes discotecas. Como referências, tem
DJ’s como Tiesto, Afrojack, Laidback Luke e Vato Gonzalez.
Contudo, os seus grandes sucessos sucederam-se com Martin Garrix, com as músicas
Error 404, de março de 2013 e depois com Wizard. A colaboração entre ambos foi um
enorme êxito. Em 2014, quando a dupla veio a Portugal, ao Meo Sudueste, a revista
Blitz apelidou-os de “Laranja Mecânica” na sua atuação para cerca de 30 mil pessoas, tal foi a sua performance.
DJ FRESH
Daniel Stein, mais conhecido por Dj Fresh, é um produtor e músico britânico. O seu estilo musical centra-se sobretudo drum and bass, electro house e dubstep. Ao longo da sua carreira, destacam-se os singles Louder e Hot Right Now, as primeiras canções dubstep e drum and bass, respetivamente, que atingiram o número 1 do top no Reino Unido. Em 2003, foi ainda nomeado para os BRIT Awards, na categoria British Single of the Year, com o single Hot Right Now, que contou com a colaboração de Rita Ora. Esta não foi, contudo, a música com participações especiais, destacando-se cantores como Ella Eyre ou Ellie Goulding. O seu último sucesso intitula-se How Love Begins, de DJ Fresh & High Contrast ft. Dizzee Rascal.
13 de Maio – Sexta Feira
ANTÓNIO ZAMBUJO
António Zambujo é um nome bem conhecido do público português. Nasceu em Beja, Alentejo, a 19 de setembro de 1975. Por inerência familiar e geográfica, cresceu a ouvir a gravitas do cante alentejano. Sabe-se, também, que, ainda pequeno, se deslumbrou com as grandes vozes fadistas, Amália Rodrigues à cabeça, mas trazendo à ilharga Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro ou Max. Dispôs de uma feliz infância musical – começou a estudar clarinete com apenas oito anos – e de uma adolescência ativa neste campo – cantando em família ou quando ganhou um concurso destinado a jovens fadistas, com 16 anos –, até que aportou a Lisboa, numa decisão de risco que ajudou a moldar-lhe o futuro. Aí amadureceu. Primeiro, pela mão do guitarrista e compositor Mário Pacheco, onde conheceu em regime diário (ou noturno, se preferirem) os bastidores e os segredos do universo fadista, juntando-se ao elenco do Clube do Fado. Num segundo plano, desbastou as inseguranças e os truques do palco, como um dos escolhidos por Filipe La Féria para o musical Amália, em cena durante quatro anos; António era nem mais nem menos do que Francisco Cruz, o primeiro marido de Amália.
MIGUEL ARAÚJO
Miguel Costa Pinheiro de Araújo Jorge (Maia, 13 de Julho de 1978) é um músico português. Foi viver para o Porto com 10 anos. Começou a gostar de música em 1989 e nesse ano recebeu de presente o seu primeiro baixo. Fez parte dos Yellow Lello (onde também estava Marlon com quem toca nos Azeitonas). Depois vieram os Tsé Tsé que lançaram um álbum pela BMG mas que terminaram logo a seguir. Ficou conhecido como integrante da banda Os Azeitonas, sobre o seu pseudónimo Miguel AJ (ou Miguel Araújo Jorge). Os Azeitonas formaram-se em 2002 numa viagem de faculdade. Decide trocar o baixo pela guitarra para poder cantar ao mesmo tempo. É neste grupo que começa a compor. O álbum de estreia do grupo é editado em 2007 pela Maria records de Rui Veloso.