100 anos do nascimento de Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andersen

M89 – recital de poemas para muros e galáxias distantes é um trabalho performativo com base em textos poéticos e Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andersen e José Saramago. Em resposta ao desafio do 2.º Festival Literário “Palavras de Fogo”, M89 evoca simbolicamente o tema dos “muros”, reportando-se à queda do muro de Berlim (1989), aos muros com que, hoje e sempre, convivemos, ao muro invisível que separa/liga,  no teatro, o palco e a plateia. M89 também aproveita a divulgação recente do buraco negro Messier 87 para colocar o tema da crise climática. Os muros habitam-nos. e nós habitamos muros. Há ainda muros que nos cercam. Mas por vezes trepamos muros para ser mais longe.Também muito do teatro se faz entre muros. Como se os muros não existissem. Em busca de galáxias distantes somos arrastados pela escuridão de um buraco negro supermaciço… Neste recital dizem-se poemas de Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andersen e José Saramago. Dizem-se também as palavras dos atores. Com o Muro de Berlim no horizonte, rastreiam-se outros muros, fala-se deles, trepam-se, saltam-se, derrubam-se… para neles mergulhar ainda.

Sinais de Fôlego, nas palavras de Jorge de Sena

fôlego. s. m. 1 ato de inspirar e expirar; respiração; 2 capacidade de manter o ar nos pulmões; 3 ar que se respira; 4 acto de soprar; bafo; hálito; 5 período durante o qual se recuperam forças perdidas; descanso; folga; 6 [fig.] alento, ânimo – de fôlego de grande valor; muito importante; muito trabalhoso; de um fôlego de uma só vez; sem parar; ter sete fôlegos ter grande resistência; tomar fôlego parar para descansar…

O recital Sinais de Fôlego, nas palavras de Jorge de Sena segue as pistas deixadas ao longo dos trilhos da Viagem Literária Jorge de Sena, no âmbito das comemorações do centenário do escritor e integrada na 11.ª edição do Festival das Artes, decorreu a 20 de julho, entre Coimbra e a Figueira da Foz. Nessa senda, este recital revisita, nas palavras próprias do autor (desde o romance Sinais de Fogo a vária da sua poesia), o caminho do seu achamento como poeta – inspirando e expirando o bafo e o hálito, o alento e a folga, o trabalho e a resistência da sua respiração criativa.

A reserva de bilhetes pode ser efetuada através do email bonifratesbilheteira@gmail.com ou pelo telefone 916 615 388. Os preços dos bilhetes são os seguintes: NORMAL – 5 €; ESTUDANTES, SENIORES, PROTOCOLOS, CLUBE DE AMIGOS e GRUPOS (+ 10 elementos) – 3 €.

Espectáculo aconselhável para a maiores de 6 anos, com a duração de 1h15.

APOIO: COIMBRA CANAL